Translate

domingo, 18 de novembro de 2012

O Ninho!!!

FLÁVIO  TAVARES*
A desgraça mostra o rosto mas nada vemos _ não estamos nem aí... Nada é pior do que essa guerra de rua em tempos de paz (oficialmente de paz!), que alcança um tom demente em São Paulo e Santa Catarina, mas é comum a todo o país. Nela, não se sabe exatamente quem é "o inimigo" ou como se chama, nem ele conhece nosso nome ou o que somos. A violência urbana é feroz por ser exercida a esmo, contra qualquer um. Em ambos lados, bastam "as aparências" para que alguém se torne vítima.
Em São Paulo, por exemplo, não só a organizada bandidagem do PCC ataca e mata a granel, seja a quem for, de preferência policiais. Não temos a "pena capital" e nem um minucioso processo judicial pode condenar alguém à morte, mas a polícia também mata à toa, só por "desconfiar", e em nome do Estado! Viram as cenas exibidas na TV dias atrás, em que um motorista (tomado por ladrão de carro) foi preso e, ao se queixar, levou oito tiros?
Os dois Estados, porém, vivem situações distintas. Em São Paulo a violência organizada é seletiva, quer vencer (ou vingar-se) aterrorizando a polícia. Em Santa Catarina, é vandálica _ terrorismo generalizado e indiscriminado, que incendeia ônibus e cujo alvo é a população em si.
Zero Hora - 18/11/2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário